sábado, 10 de dezembro de 2011

Axolotle - Atropelado



     O axolotle é uma espécie de salamandra mexicana que nunca se desenvolve, e nesse animal Mifti vê um retrato seu. Ela é igualmente parada no seu desenvolvimento, sem perspectiva de que vá fazer algo além de ir em festas, se drogar e passar os dias dormindo sem ir à escola. E também não recebe ajuda ou incentivo algum da família ou dos amigos para que saia dessa rotina desregrada, por mais que demonstrem preocupação. Axolotle atropelado tem ritmo intenso, uma verborragia de sentimentos e diálogos de Mifti, muitos deles fragmentados como suas lembranças danificadas pelo constante estado de embriaguez ou delírio. E assim o leitor tem contato com a família, amigos ou estranhos com quem Mifti se encontra – e eventualmente transa – enquanto espera que algo dite o seu fim, seja uma overdose, suicídio ou a relação com aquela que a sodomiza e causa sua dependência e depressão, como a própria droga que consome.
    Helene Hegemann foi recebida como prodígio literário ao publicar Axolotle atropelado com apenas 17 anos de idade. O livro é o diário de Mifti, uma adolescente problemática de 16 anos envolvida com drogas e sexo na Berlim dos dias de hoje. Cercada pela riqueza dos artigos luxuosos da moda e amigos “intelectualóides”. Uma garota precoce como a autora do livro, que assume sua condição de ruína como uma criança em busca de atenção, mas com frases de impacto que soam muito inteligentes. Órfã de mãe, mora com os irmãos mais velhos super descolados enquanto seu pai negligente viaja pelo mundo. Mifti nunca recebeu muito afeto da família, principalmente da mãe esquizofrênica, e sua carência a leva para as mais absurdas relações sexuais, incluindo a obsessão por uma mulher um pouco mais velha, a quem se submete a atividades sádicas.
    "Apesar de ter muitos boatos de que a escritora plágiou alguns textos de blogs (e ter adimitido), eu realmente amei o livro. E sabe , até não acho que tenha sido ruim ela ter pego esses trechos , porque quando ela escreveu o livro ,tinha apenas 17 anos , então foi mais um diário , ou seja, quando fazemos um diário normalmente colocamos qualquer trecho , seja de livros, filmes , musicas, poemas, etc...

         Então vale mesmo apena ler o livro."
                                                                                                                      - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário